processo

O Projeto 3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro foi desenvolvido em três fases sequenciais que tiveram o seu início em junho de 2017.

Página 20 e 26.png

FASE 1 – ANÁLISE DO SISTEMA DE SAÚDE PORTUGUÊS

Nesta primeira fase foi realizada uma análise do Sistema de Saúde Português e a sua comparação com países europeus. A análise focou-se na organização do sistema de saúde e do seu financiamento.

As principais observações poderão ser encontradas no relatório final e no documento respeitante ao sistema de saúde português.


FASE 2 – DEFINIÇÃO DO MODELO DE FINANCIAMENTo

A análise ao sistema de saúde português e a sua comparação com o modelo de organização e financiamento dos demais países europeus permitiu a identificação de três pilares fundamentais, que constituíram a base da discussão de potenciais soluções ao financiamento do Sistema de Saúde Português.

O Acesso, os Resultados em Saúde e a Sustentabilidade foram então os temas que deram o mote às sessões de trabalho realizadas num formato que incentivasse a partilha de opiniões e a construção de soluções.

Três sessões de trabalho foram realizadas:

  • Sessão de Abertura - decorreu no dia 10 de janeiro de 2018 nas instalações do INFARMED, em Lisboa;

  • Sessão de Trabalho: Acesso e Resultados - teve lugar no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa, no dia 7 de fevereiro;

  • Sessão de Trabalho: Sustentabilidade - realizou-se no dia 7 de abril, nas instalações da Escola Nacional de Saúde Pública, em Lisboa.

Os documentos respeitantes às sessões de trabalho podem ser encontrados em www.saudeumaprioridade.pt/documentos.


FASE 3 – DESENVOLVIMENTO DOS PROJECTOS-PILOTO

As sessões de trabalho sobre o Acesso, Resultados e Sustentabilidade mostraram-se de enorme importância na identificação de soluções e na discussão de potenciais iniciativas que se traduzissem na criação de valor para o doente, para os profissionais e para o sistema de saúde.

As 90 iniciativas resultantes possuem diferentes âmbitos de intervenção como a gestão integrada da doença, a educação para a saúde, a informatização, os registos e resultados, os profissionais de saúde, a gestão hospitalar e o sistema de saúde, e permitiram o desenvolvimento de dois projetos-piloto.

O Projeto 3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro materializa nos seus projetos-piloto o objetivo de desenvolver, implementar e avaliar diferentes modelos de organização e de financiamento com valor para o doente, para os profissionais e para o sistema de saúde que possam ser replicados nos restantes hospitais portugueses.